be mersion

desperte seu protagonismo
em meados de 2020, fomos convidados para dar sequência na revisão de marca da Mega Easy, uma escola de cursos profissionalizantes voltados à tecnologia, com mais de 17 anos de atuação.
 
por si só, os sócios da escola identificaram uma oportunidade ao observar as mudanças ocorridas no temperamento e comportamento dos jovens devido ao advento do acesso à informação.
 
além disso, a insatisfação com o despreparo dos jovens se tornou uma problemática recorrente em rodas de empregadores, pois muitas das justificativas para o desligamento eram baseadas no imediatismo e na ansiedade, o que reforçou a necessidade de trabalhar o lado emocional para além dos aspectos técnicos.
 
atenta ao cenário, a mega easy passou a direcionar seu foco de ensino ao desenvolvimento emocional, oferecendo uma preparação mais adequada e condizente com a realidade do mercado.
para compreender mais a fundo a magnitude do projeto levamos a marca ao divã, onde mapeamos e esmiuçamos os similares; levantamos o histórico e os porquês da empresa; entendemos o comportamento dos jovens no Brasil e por fim fizemos uma pesquisa com alunos e ex-alunos para compreender a visão que estes cultivavam sobre a marca.
 
foi possível perceber que apesar da mudança efetiva na parte operacional, a comunicação visual e verbal não se relacionavam com o discurso da empresa. como consequência, permanecia sendo vista como uma simples escola de informática no imaginário dos públicos de interesse, perdendo oportunidades e limitando seu potencial de expansão.
 
assim, definimos o objetivo do projeto: reestruturar a linguagem visual e verbal para que estas refletissem o principal diferencial competitivo.
a partir das informações levantadas durante o diagnóstico, construímos e definimos caminhos estratégicos com a intenção de resolver o problema elencado no diagnóstico.
 
para isso, articulamos a seguinte linha de raciocínio: o principal objetivo da mega easy como tutora é acolher o jovem para direcioná-lo a uma jornada de autoconhecimento e assim prepará-lo para lidar de maneira mais equilibrada com as adversidades da vida adulta, auxiliando-o a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.
 
concluímos que essa era a melhor forma da mega easy ser percebida: um arauto na jornada de autoconhecimento do jovem; no despertar do seu protagonismo.
 
fizemos assim a ponte entre o negócio e a marca, condensando a essência da empresa através de um conceito criativo (big idea): “desperte seu protagonismo” — frase que norteou o desenvolvimento de toda a estratégia de comunicação.
 
apesar de ser uma sentença simples, ela apresenta a principal entrega da mega easy: direcionar os jovens para que estes encontrem dentro de si o espírito protagonista, colocando-os no centro de sua jornada.
com a estratégia em mãos, foi constatado que o nome “mega easy” não contribua para a difusão das sensações e associações que a marca almejava. destinamos então 15 dias para buscar um novo nome que estabelecesse uma relação mais íntima com o novo DNA.
 
após uma triagem que envolveu pesquisas de registrabilidade e adequação à estratégia de comunicação, chegamos a três nomes que demonstravam potencial para representar a escola. na decisão final, elaboramos uma pesquisa qualitativa com clientes da mesma, onde questionamos o quão cada nome remetia aos principais atributos da marca numa escala de 0 a 5, além de quais significados e sentimentos cada nome despertava.
 
em conjunto com os sócios, comparamos as opções e respostas da pesquisa para compreender a inclinação de cada nome aos atributos da marca e ao fim, o nome “be mersion” foi o que se mostrou mais efetivo, principalmente por sua leitura fluida e leve, assemelhando-se às características flexíveis e empáticas cultivadas no ambiente da escola.
 
além da sensação, o nome contribui para a narrativa da marca, pois possui uma camada simbólica: “ser imersão”. deste modo, convida os públicos de interesse à profundidade, sugerindo o ato de mergulhar e com isso, renascer após uma jornada de autoconhecimento que rompe com a superficialidade encontrada no mercado.
desenvolvida a estratégia da marca e o naming, chegamos a concretização visual, onde o discurso articulado ganhou vida através do universo gráfico, que foi baseado na metáfora da profundidade, assim evidenciando e potencializando o principal diferencial da marca: para mirar objetivos externos, é preciso olhar, em primeiro lugar, para dentro de si mesmo.
já com o nome da marca definido, o cliente nos apresentou um novo desafio: os planos oferecidos pela escola demonstravam eficácia e sucesso frente ao público, mas não foram articulados de forma adequada, pois cada um apresentava uma linguagem distinta, criando uma dissonância entre a marca principal e seus produtos.
 
para atribuir ordem verbal e visual para os produtos oferecidos, desenvolvemos um sistema de nomenclaturas (endossados pela marca principal) para quatro planos e uma espécie de ritual que simboliza a conclusão dos cursos oferecidos.
para potencializar a diferenciação nos pontos de contato e ampliar o suporte visual, desenvolvemos dois personagens usando o mesmo conceito de profundidade atribuído ao símbolo, nomeando-os de Beatriz (be) e Emerson (mersion).
muito embora tenha flertado com uma identidade verbal em seus mais de dez anos de atuação, a falta de uma plataforma sólida onde se apoiar ocasionou uma fragmentação natural, dificultando a solidificação da voz da marca. para solucionar tal problema e ajudar em sua perpetuação, estabelecemos diretrizes, criamos títulos e checklists para orientar as expressões verbais da escola.
após finalizado o projeto, realizamos duas pesquisas com clientes e não clientes, questionando-os com relação às associações e sensações que a nova identidade poderia causar.
 
na primeira pesquisa, direcionada ao símbolo do logotipo, percebemos que 75% dos participantes associaram a marca com o segmento de atuação adequado. já na segunda, direcionada à aplicação da identidade visual em diversos pontos de contato, concluiu-se que as sensações associadas à marca estavam bem equilibradas entre as características da personalidade do restaurante.
 
desse modo, a conclusão é de que a marca agora possui coesão, acessibilidade e potencial para gerar identificação com público a que se direciona. a nova identidade obteve êxito na tarefa de transparecer o que o restaurante é na prática — prometendo aquilo que o cliente deve encontrar na experiência oferecida pelo Tshu Shin.