tshu shin

vivencie a harmonia
Tshu Shin é um restaurante que está na cidade de Marília, São Paulo, desde 2008, com a principal missão de aumentar a visibilidade da culinária vegetariana. para isso, decidiram adotar um caminho que exigia muita criatividade: mesclar a comida brasileira com a oriental, proporcionando uma experiência cultural que harmonizasse duas culinárias memoráveis.
 
ao procurar o estúdio sesta, os proprietários haviam percebido que o principal problema do restaurante era a dificuldade em pronunciar e memorizar seu nome. este fator tornava-se um problema ainda maior, tendo em vista o visual pouco atrativo e confuso que entrava em discordância com a experiência agradável do ambiente. daí em diante, estava definido nosso principal desafio.
 
a partir dessas informações, a equipe realizou uma pesquisa/diagnóstico a respeito do mercado de alimentação vegetariana, reunindo dados sobre a identidade e experiência anterior do restaurante; sobre o mercado alimentício no Brasil e também sobre o perfil de consumidores e restaurantes similares; direcionando-nos em seguida para a estratégia.
através de um processo chamado plataforma de marca, encontramos e nos familiarizamos com o propósito de existência do Tshu: fazer do mundo um lugar mais harmônico e misericordioso.
 
assim, nos familiarizamos passo a passo com a cultura, personalidade, valores e manifesto do restaurante, reforçando aspectos que pudessem gerar identificação e conexão com o público. este foi um ponto chave na caminhada do projeto, pois anteriormente a marca não possuia um direcionamento claro.
com estes pontos definidos, iniciou-se a parte visual, onde o desafio foi manter o símbolo antigo de lótus mas agora sob uma nova perspectiva: deveria carregar aspectos de afeto, harmonia, equilíbrio e acolhimento; partes essenciais da personalidade do Tshu Shin.
 
aliado a isso, todo o universo visual criado para a identidade procurou manter os aspectos de leveza e acessibilidade ao passo que mantivesse a memória marcante e caseira do restaurante, desde a tipografia até os símbolos, cores, padrões e ilustrações.
após finalizado o projeto, realizamos duas pesquisas com clientes e não clientes, questionando-os com relação às associações e sensações que a nova identidade poderia causar.
 
na primeira pesquisa, direcionada ao símbolo do logotipo, percebemos que 75% dos participantes associaram a marca com o segmento de atuação adequado. já na segunda, direcionada à aplicação da identidade visual em diversos pontos de contato, concluiu-se que as sensações associadas à marca estavam bem equilibradas entre as características da personalidade do restaurante.
 
desse modo, a conclusão é de que a marca agora possui coesão, acessibilidade e potencial para gerar identificação com público a que se direciona. a nova identidade obteve êxito na tarefa de transparecer o que o restaurante é na prática — prometendo aquilo que o cliente deve encontrar na experiência oferecida pelo Tshu Shin.